Suporte

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Windows XP começa carregar mais reinicia


Se você está enfrentando problemas no seu computador, em específico com o seu Windows Xp, que após uma queda de energia elétrica, ou travamento precisou ser reiniciado/desligado de forma incorreta e agora começa a carregar, porém quando a aparece o logotipo do WindowsXP, acaba reiniciando e dando mensagem se você quer iniciar normalmente, modo seguro e outras opções.

Se você estiver enfrentando esse tipo de problema não se desespere, afinal em alguns minutos você pode corrigir ele sem precisar reparar o Windows XP e muito menos formatar seu computador.

Uma maneira de corrigir esse problema é executar o comando chkdsk  no hd em que está instalado o WindowsXP, e nesse post eu vou ensinar executar o chkdsk.

Primeira maneira:
Boot o seu computador com o CD de instalação do WindowsXp, espere o mesmo carregar, e logo na primeira tela terá algumas opções entre elas de reparar o WindowsXp via console, selecione essa opção pressionando R, após você terá uma mensagem para escolher o layout do seu teclado, escolha a opção referente ao seu teclado, geralmente será ABNT 2, em seguida será solicitado que você escolha qual volume está o Windows que você quer reparar, e como você terá somente uma instalação do windows, neste caso pressione 1.

Pronto, o que temos agora será uma espécie de MS-DOS, agora basta você digitar chkdsk /p , o parâmetro “p”, se faz necessário para você forçar a verificação e correção de erros na instalação do Windows XP, caso você não o use, a verificação não será efetuada.

Após alguns minutos e feitas as devidas verificações você pode digitar no console “exit” para reiniciar o computador.

E como um passe de mágica seu WindowsXP não irá mais ficar reiniciando e funcionará normalmente.

Segunda maneira:
Essa segunda maneira de corrigir falhas no WindowsXP através do comando chkdsk é recomendada para quem não possui o CD de instalação do Windows, e desta maneira não conseguirá executar os passos descritos na “primeira maneira”.

Bem essa segunda maneira é um pouco mais trabalhosa, e você precisará de um segundo computador, pois você deverá tirar o HD onde a instalação do WindowsXP está apresentando problemas e deverá configura-lo como SLAVE neste outro computador.

Após configurar corretamente os jumps e levantar o HD com problemas no outro computador, irá aparecer uma nova unidade de disco, por exemplo, se o computador que está recebendo o HD com problemas possuía apenas um HD no caso chamado de unidade C, após levantar o HD com problemas será exibido uma segunda unidade de disco rígido, neste caso chamada de D, em caso de computadores com mais HD’s ou partições a letra do HD slave irá aumentar, poderá ser E,F ou outra dependente do caso.

Após saber qual é a letra do HD slave que está com problemas você deverá entrar no DOS, para isso vai em INICIAR->EXECUTAR , na telinha que irá abrir do lado esquerdo digite CMD e após clique em OK.

Você acabou de abrir o prompt do DOS, agora você deverá abrir o HD slave que você montou, para isso basta digitar a letra da sua unidade seguida de : (dois pontos), por exemplo, no seu prompt você esta em: C:\> , digite C:\>d: , neste exemplo usamos a letra d,caso a letra do HD slave que você instalou seja diferente de d por favor altere.

Bem agora você esta no HD que apresenta problemas na instalação do Windows, agora basta você digitar chkdsk /f .Após você verá a seguinte mensagem: “Não é possível executar o CHKDSK porque o volume está em uso por outro processo. Deseja agendar a verificação deste volume para a próxima vez em que o sistema for reiniciado? (S/N)”.

Pressione S para agendar a verificação, após reinicie o seu computador, e uma verificação no disco com problemas será iniciado antes do WindowsXP carregar.

Caso o comando chkdsk não corrigia seu erro e o problema do WindowsXP ficar reiniciando continue, você terá que partir para outra tentativas, que seria reparar o WindowsXP.

E lembre-se formatar o seu computador somente em último caso, o WindowsXP tem inúmeros recursos para correção de erros, use e explore todos esses recursos antes de formatar seu HD, pois dessa maneira você economizara tempo e evitará possíveis perda de dados e informações e falhas de backups.




0 comentários:

Postar um comentário

Corsa Sedan Mal Educado

Corsa Sedan Mal Educado
Clique para Baixar