Os passos para instalar a câmera de ré no Ford Focus Hatch 2010:
1) Verifique a lista de itens que compõem a câmera de ré. Atenção! Cuidado para não inverter a polaridade na hora de conectar os fios vermelho-preto aos fios da luz de ré do carro!
2) A micro-câmera tem que ser exatamente igual a esta, para que esta instalação possa ser efetuada com sucesso sob o engate do reboque do carro.
3) Ela possui o suporte com o encaixe perfeito para o parafuso da esfera do engate (3/4") e vai ficar quase invisível depois de instalada. A fita colante servirá para melhorar a aderência do suporte à porca.
4) A instalação será feita no engate do reboque, pois é o melhor local, já que o objetivo é deixar a câmera bem discreta. Além disso, instalá-la na tampa do porta-malas daria muuuuuito mais trabalho.
5) Para minha sorte, o parafuso que segura a esfera do engate é exatamente o diâmetro da abertura do suporte da câmera e a distância da chapa do engate até a porca é pequena o suficiente para que a câmera fique bem acomodada ali. O suporte da câmera será encaixado no vão entre a porca e a cupilha de segurança, sob pressão, o que dispensa outro tipo de fixação.
6) Após a instalação da câmera na posição adequada, passei o cabo através de um pequeno tubo de alumínio (adaptação com durepox) para que o cabo não ficasse dependurado e para que a câmera não caísse ao chão ou raspasse no asfalto, caso se soltasse com o tempo, devido à trepidação do carro. Também ajudará na segurança, dificultando que a câmera seja roubada.
7) O cabo da câmera foi passado por debaixo do assoalho, acompanhando o cabo elétrico do engate. Fixei-os um ao outro com fita isolante. Ambos passaram juntos através do orifício, para dentro do porta-malas. Este orifício eu estou chamando de Ponto X (veja o detalhe nas fotos adiante - passos 10 e 11).
8) Depois, a partir do retrovisor interno do carro, comecei a passar o cabo AV. A instalação do GPS foi feita após muita relutância. Preferi colocá-lo ao lado do retrovisor, com a ventosa presa no para-brisa, rente ao forro do teto. Dai, passei o fio pelo forro do teto, rente ao para-brisa até chegar no acabamento plástico da coluna do lado do passageiro, passei o fio por trás desse acabamento e fui seguindo por cima da porta do passageiro, levantando a borracha e colocando o fio. Quando cheguei na coluna B, passei o fio por trás da coluna, apenas forçando um pouco o forro do teto e segui por trás da borracha superior da porta traseira. Desci pela coluna da porta traseira até a junção do acabamento da coluna branco com o acabamento inferior cinza. Bem na junção destes dois acabamentos passei o fio para o porta-malas, por trás do acabamento de carpete que reveste a coluna C. Deitei o banco traseiro e puxei um pouco o acabamento de carpete da lateral do porta-malas para achar o fio, depois de encontrá-lo, o puxei por trás do acabamento de carpete até a ponta do porta-malas (Ponto X).
9) Repare na posição do plug AV e no cabo. Para que este cabo não saísse do lugar, despencando como um varal na frente do passageiro, eu dei um nó no cabo e o coloquei dentro do forro, fixando-o portanto sob a pressão do próprio forro.
10) No lado do passageiro, na extremidade do porta-malas atrás da forração de carpete (Ponto X), existe uma borracha que é exatamente um passa-fio para o chicote da luz de ré (não precisa tirar a forração, basta empurrá-la que você verá o passa-fio). No meu carro, na parte de baixo deste passa fio, o chicote do engate estava colocado junto ao chicote da luz de ré. Com auxílio de uma pequena chave de fenda, passei o cabo da câmera para dentro também. Apesar de ser possível fazer a conexão sem retirar a forração, eu preferi retirá-la para ter melhor visibilidade do serviço.
11) Removendo das capas plásticas com cuidado, é possível ter acesso a toda lataria interna do porta-malas.
12) Puxei os dois fios (vermelho e preto) por trás do forro lateral do porta-malas até o Ponto X, por onde desce o chicote para a luz de ré (lado do passageiro). Encontrei o chicote da luz de ré (é um chicote com dois fios, um laranja e um preto. Junto à este chicote, preso com fita isolante existe um conector de um outro chicote que não sei para que serve). Você deverá usar unicamente os fios que descem pelo passa-fio. Descasquei os fios da luz de ré sem cortá-los e emendei os fios do sensor de estacionamento (primeiro o vermelho do sensor com laranja do chicote do carro - isolar / depois preto do sensor com preto do chicote do carro - isolar).
13) Testei tudo e então recoloquei todas as peças no lugar. Daí foi só usufruir do novo brinquedinho!
3 comentários:
Ótima explicação, me ajudou muito. Obrigado. Alex
ola e se eu nao tiver o engate no carro como faco.
coloca no vidro traseiro por dentro no melhor angulo possivel....
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