Suporte

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

GATO POR LEBRE VI - FALSIFICAÇÕES DOS KINGSTON

Está ficando cada vez mais comum a venda de produtos de informática falsificados. Os mais comuns são os pen drives e cartões de memória da marca Kingston, pois a marca goza de uma boa reputação no que diz respeito a qualidade de seus produtos e de sua boa garantia.
Existem dicas que podem ajudar a identificar as falsificações, mas nunca serão 100% garantidas, pois os falsificadores se aprimoram a cada dia. São estas dicas que serão colocadas aqui, a título de evitar que você adquira mais um "gato por lebre".

A primeira dica é: Como ter certeza da capacidade do seu pen drive.

Todo pen drive possui um firmware, que é responsável, dentre outras coisas, pela informação da capacidade de armazenamento. Este firmware pode ser feito de maneira a informar mais capacidade do que a realidade, ou seja, você pode estar comprando um pen drive de 4GB, mas que na verdade pode ter bem menos do que isto, 2 GB ou 1 GB por exemplo.
Uma das formas de descobrir se está havendo alguma "maquiagem" na capacidade do pen drive, é formatando-o através do próprio Windows e não através do software que normalmente o acompanha, pois o software pode estar preparado a manter a capacidade falsa.
As diferenças do valor informado para a capacidade real, devem ser grandes. Pequenas diferenças são normais, como por exemplo um pen drive Kingston DataTraveler400 de 8 GB, que após ser formatado apresenta 7.993.376.768 bytes, ou seja, um total de 7.44 GB.

A outra forma é a de gravar dados suficientes para que completem aproximadamente 90% da capacidade, testando arquivos gravados no início, no meio e no final da gravação. Se a capacidade informada é falsa, a partir da capacidade real os arquivos serão gravados de forma errada e não poderão ser lidos.

Lembre-se, encontrando estas provas que o produto tem a capacidade informada erroneamente, leve-o até a loja que comprou e explique o acontecido. NÃO deixe que formatem com o software fornecido com o pen drive, peça para formatar com o Windows.

A segunda dica é: Como saber se o produto Kingston que você comprou é falso ou genuíno.

Para proteger os interesses dos clientes, a Kingston criou um site onde, de forma instantânea, você poderá identificar se a memória ou o pen drive que você adquiriu é Kingston ou não. O site é http://www.kingston.com/Brasil/verify/
Além do site, você também pode estar atento para outros detalhes como por exemplo a embalagem.
A embalagem plástica dos produtos Kingston é fechada a vácuo e feita em plástico muito resistente, resistente ao ponto de ser, normalmente, necessário o uso de tesoura, faca ou outro objeto cortante. Se a embalagem do produto "Kingston" parecer aberta ou ser de fácil abertura, desconfie.
Na embalagem dos produtos genuínos constam:

1-Inscrições em vários idiomas, inclusive o português. Se a que você está comprando ou já comprou não tem, desconfie.

2-Existe uma etiqueta com informações sobre o pen drive. Se a que você está comprando ou já comprou não tem, desconfie.


Embalagem de um pen drive Kingston falsificado


Embalagem de um pen drive Kingston original

3-Na parte metálica do pen drive, aquela onde você o conecta no micro, deverão constar informações sobre o pen drive, sendo que na primeira linha o modelo. Veja a diferença de um pen drive original para um falso na foto abaixo.

Outro detalhe a ser observado é na hora de colocar o pen drive no micro. Ele deve ser reconhecido como Kingston. Se você colocar o pen drive e ele ser reconhecido como "xxxling", "qqqsuco" ou qualquer outra coisa que não seja Kingston, existirá grande chance de você ter pago gato por lebre, de ter comprado um produto falsificado.

Talvez o pen drive que possua mais falsificações seja o Datatraveler. O motivo pode ser o custo baixo, mas o que importa é a atenção que você deve tomar ao comprar um destes.
Fora as dicas acima, observe se as cores correspondem ao tamanho anunciado:

MODELO CAPACIDADE COR
DTI/1GB 1GB Cinza
DTI/2GB 2GB Verde-limão
DTI/4GB 4GB Roxo
DTI/8GB 8GB Preto

 

Um outro detalhe que não pode passar sem ser mencionado é garantia dos produtos Kingston. É comum se ouvir falar que eles tem a garantia ilimitada ou de 5 anos. Porém nem sempre isto é verdadeiro, pois a Kingston tem garantias diferentes para cada produto, variando de ilimitada, cinco anos, três anos, dois anos, um ano e a até nenhuma garantia. Antes de comprar algum produto Kingston, leia os termos de garantia no site da Kingston e não tenha surpresas. O link para a página onde tudo é explicado é: http://www.kingston.com/Brasil/company/warranty.asp
Vale lembrar que sem a nota fiscal do produto, a garantia Kingston não funciona, ou seja, nota fiscal de garantia não serve de nada.

Finalizando, se você comprou um produto falso, como sendo um original Kingston, volte a loja e exija a troca por um original ou o dinheiro de volta. Falsificação é crime.



0 comentários:

Postar um comentário

Corsa Sedan Mal Educado

Corsa Sedan Mal Educado
Clique para Baixar