Suporte

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ESTENDENDO O ALCANCE DA REDE WIRELESS

Uma dúvida muito comum dos internautas é sobre a ampliação do alcance de um roteador wireless com o uso da técnica de repetição do sinal.

É sempre mais aconselhável o uso de antenas de maior ganho para a ampliação do alcance de uma rede sem fio, mas existem situações em que só a troca da antena não é suficiente.

Para esses casos o uso de um repetidor de sinal wireless se torna bastante interessante.

Dependendo do fabricante o internauta poderá encontrar em sua linha de produtos aparelhos específicos para esse fim, conforme acontece com o fabricante Linksys, com o seu Expansor de alcance Wireless-G modelo WRE54G:

Repetidor wireless do fabricante Linksys, modelo WRE54G

Mas a esmagadora maioria dos fabricantes do mercado optaram por não possuir em sua linha de produtos dispositivos especializados para a função de repetição do sinal wireless.

Encontramos então no mercado Access Points que acumulam a função de Repetidor (Repeater), e até mesmo roteadores Wireless com a função de Repetidor de sinal, como o Access Point e Roteador sem Fio do fabricante Aquario, modelo APR-2426:

Access Point e Roteador sem Fio do fabricante Aquario, modelo APR-2426

Para este tutorial decidimos usar como roteador wireless o modelo DI-524, do fabricante D-Link, um modelo bastante popular no mercado brasileiro:

Roteador wireless do fabricante D-Link modelo DI-524

E para realizar a função de repetidor do sinal do roteador DI-524 decidimos utilizar um Access Point do fabricante Planet, modelo WAP-4000:



Access Point wireless do fabricante Planet modelo WAP-4000

Nosso objetivo em utilizar dispositivos de fabricantes diferentes foi o de orientar o internauta para o fato de que a repetição independe de fabricante, pois os fabricantes são obrigados a seguir rígidas normas internacionais. Portanto estamos usando um equipamento do fabricante Planet para repetir o sinal do produto do fabricante D-Link, o que funciona de forma magistral.

Basicamente, devemos, no dispositivo que irá repetir o sinal do roteador wireless, realizar os seguintes passos (Obs: Devemos configurar o WAP-4000 pela placa de rede cabeada, ligada entre a placa de rede cabeada do PC e a porta RJ45 do WAP-4000):

1 - Configurar o WAP-4000 para um endereçamento de rede IP compatível com o do DI-524 (Obs: Não se deve ativar o servidor DHCP do WAP-4000!);

Tela da opção IP Settings, do WAP-4000

2 - Na opção "Basic Setting", devemos, no campo SSID, digitar o mesmo nome do SSID do DI-524 (Obs: Aqui vale a regra de respeitar os caracteres minúsculos e maiúsculos), na opção "Channel" devemos escolher o MESMO canal usado no DI-524, e caso o DI-524 utilize criptografia devemos configurar a mesma criptografia no WAP-4000. (Obs: Somente criptografia WEP é permitida no modo de repetição do sinal wireless);

Tela da opção Basic Settings, do WAP-4000

3 - Escolher, no menu Advanced Setting do WAP-4000 para a função AP Mode a opção Repeater Mode, e digitar ao lado desta opção, em Remote AP SSID o nome do SSID do DI-524 (Obs: Aqui vale a regra de respeitar os caracteres minúsculos e maiúsculos). Podemos, agora, clicar lá embaixo, no botão [Apply].

Tela da opção Advanced Settings, do WAP-4000

Devemos agora aguardar que o WAP-4000 reinicie.

Pronto! O WAP-4000 já está repetindo o sinal do DI-524. Simples assim!

Caso o seu WAP-4000 não esteja conseguindo repetir o sinal do DI-524 é porque ele não está na área de abrangência do sinal do DI-524. O WAP-4000 possui uma forma de verificação de sinal no menu Advanced Settings, bastando clicar no botão [Site Survey], no alto, à direita da opção AP Mode. Irá surgir uma nova tela, mostrando TODOS os dispositivos wireless que o WAP-4000 está "enxergando". Se o SSID do seu DI-524 não estiver aparecendo, você tem que aproximar o WAP-4000 do DI-524 e clicar em [Site Survey] novamente. Assim que o SSID do DI-524 surgir, o WAP-4000 passará a repetir o seu sinal. Podemos ver o Site Survey no WAP-4000 a seguir:

Tela do WAP-4000 realizando o Site Survey e descobrindo o SSID do nosso DI-524, chamado DTI

Tomemos como exemplo o sinal do nosso roteador DI-524, cujo SSID é DTI que estava muito fraco, com 43% de sinal conforme podemos ver a seguir na tela do Gestor Wireless, do adaptador USB D-Link modelo DWA-110:

Após a configuração e instalação do WAP-4000 como repetidor, fizemos nova varredura, e vejam só o resultado. Agora, além do DTI original com 43% de sinal temos um DTI com 99% de sinal, que é justamente o sinal do DI-524 regenerado pelo WAP-4000:

Esperamos que com esse tutorial, todos os internautas que buscaram o Boa Dica com pedido de ajuda possam agora repetir suas redes wireless com bastante tranquilidade.

Agradecemos ao Sr. Eneias Vieira de Carvalho, diretor da Datatri Informática - RJ, que gentilmente cedeu os dispositivos utilizados no desenvolvimento deste tutorial.

Àqueles que desejarem um maior desenvolvimento na área de redes, tanto cabeada quanto sem fio, procurem-nos na Datatri Training (http://www.datatri-training.com.br), que possuí­mos cursos especializados na Área de networking, nos níveis básico, intermediário e avançado.



0 comentários:

Postar um comentário

Corsa Sedan Mal Educado

Corsa Sedan Mal Educado
Clique para Baixar