Suporte

sábado, 11 de setembro de 2010

Disco de óxido de titânio armazena até 25 terabytes

bluray1 Disco de óxido de titânio armazena até 25 terabytes

Uma equipe de pesquisadores japoneses criaram um material que pode ser utilizado para criar discos de armazenamento de custo baixo que podem armazenar até 25 terabytes de dados!

O material – descrito como uma nova forma de cristal de óxido de titânio – pode mudar de metal para semicondutor e vice-versa quando exposto à luz.

“Uma material que muda de acordo com a luz pode ser usado em aparelhos de armazenamento, já que as cores refletem luz diferentemente para armazenar diferentes informações. (Portanto isto é) bastante promissor como um material para a próxima geração de dispositivos de armazenamento”, disse Shin-ichi Ohkoshi, professor de química da Universidade de Tóquio.

“O preço de mercado do óxido de titânio é praticamente um centésimo dos elementos raros usados em discos Blu-ray e DVDs regraváveis (germânio, antimônio, telúrio). (Então) você não precisa se preocupar em procurar metais raros. Óxido de titânio é barato e seguro, além de já ser usado em vários produtos, variando de pó facial até tinta branca”.

Ohkoshi ainda afirmou que ele planeja iniciar conversas com companhias privadas a respeito da potencial comercialização do material.



0 comentários:

Postar um comentário

Corsa Sedan Mal Educado

Corsa Sedan Mal Educado
Clique para Baixar