Suporte

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PC jurássico ainda tem drivers disponíveis

Computador velho
Se você tem um desses, não tem problemas com drivers.

Enquanto alguns computadores de 5 anos atrás vão para o lixo por falta de drivers, um micro de 28 anos ainda tem páginas ativas na Internet que fornecem drivers, diagramas esquemáticos e manuais. Trata-se do Kaypro construído pelo visionário Andy Kay, a realização de uma das primeiras concepções de um microcomputador portátil pessoal.

Em 1982 foi lançado o Kaypro II, um grande passo comparado ao seu rival Osborne-1, que foi considerado o primeiro PC portátil comercial da história. O Kypro II vinha com um monitor verde de 9 polegadas e capacidade para mostrar 80 caracteres por linha – considerado ideal para o processamento de textos naquele tempo. Além disto, ele foi o primeiro computador baseado no sistema operacional CP/M de 8 bits da Apple a vir com um pacote de aplicativos, o Perfect Software.

Características técnicas do Kaypro I.
Processador Z80 de 2,5 MHz, dois drives de disquetes de densidade simples de 5,25 polegadas de 190 Kbytes de capacidade cada um, uma parta serial RS-232 e uma porta paralela padrão IEEE, monitor modo texto de 9 polegadas de fósforo verde, teclado e gabinete de metal.

Incômodo bug no firmware original.
Um dos drives fica sempre acionado, mesmo quando não está sendo utilizado. Este problema foi resolvido em firmwares escritos por terceiros, tais como o Advent TurboROM e o KyPlus ROM.

A parte incrível da história é que o programa KayPlus ROM ainda está disponível online, assim como também os diagramas esquemáticos completos e os manuais. A última versão do Kaypro +88 veio equipado com uma motherboard Intel 8088 com 256 KB de memória RAM, recursos que tornaram possível o suporte ao recém nascido MS-DOS, que provocaria nos anos seguintes o maior movimento de inclusão digital da história da humanidade.


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Corsa Sedan Mal Educado

Corsa Sedan Mal Educado
Clique para Baixar