Suporte

terça-feira, 21 de junho de 2011

Servidor FTP em Rede Local

Neste tutorial, você vai aprender a criar um servidor FTP. Antes de mais nada, é necessário saber o que é FTP e para que serve. FTP é a sigla de File Transfer Protocol, Protocolo de Transferência de arquivos. Num site FTP, o usuário poderá baixar os arquivos disponíveis e, em alguns casos, poderá hospedar arquivos também. Os sites FTP são diferentes de um site comum (HTTP). A principal característica deles é que ao invés de apresentar escritas, banners, figuras, etc, são exibidos arquivos e pastas, tal como acontece no Windows Explorer. Podemos citar como exemplo o FTP da Microsoft (ftp://ftp.Microsoft.com/).
Se você gostou do FTP da Microsoft e gostaria de fazer um site igual, você precisará do seguinte:


[*]Um Servidor FTP

[*]Um domínio

[*]Um atualizador de IP (se o seu IP for dinâmico)

1. Servidor FTP

Este é o componente básico para que seja possível a criação do site FTP. Servidor FTP é o programa responsável por determinar quais arquivos devem ser compartilhados, além de outra funções básicas. Um dos melhores e mais simples de usar é o CesarFTP que pode ser baixado aqui.
Após instalar o servidor, abra-o clicando no atalho da Área de trabalho ou usando o Menu Iniciar. Feito isso, clique no botão User Groups settings da janela principal do programa.



Na nova janela que abrir, clique no botão Add User. No campo User/Group name digite o seu nome. Agora, se você quiser criar um site FTP privado, onde apenas algumas pessoas podem entrar, preencha o campo Login com um nome de usuário, marque a caixa Password e digite uma senha. Dessa forma, só terá acesso ao seu site quem souber a senha. Agora, se você quer criar um site aberto à todos, simplesmente clique no botão Anonymous Access, deixando a caixa Password desmarcada.



Agora clique em File Access Rights. Irá surgir uma janela dividida em duas partes: a de cima mostra os seus arquivos e a de baixo, os arquivos que irão aparecer no FTP. Arraste para a parte de baixo, os arquivos que você deseja compartilhar.



Se quiser criar uma nova pasta no seu FTP, clique com o botão direito do mouse no painel inferior e clique em Add a virtual directory.
Quando terminar de compartilhar os seus aruqivos, clique em Close.
Pode parecer incrível, mas o seu servidor está pronto e já pode ser acessado. Para acessar o seu site, conecte-se à Internet, em seguida clique em Server options, na janela principal. Na guia IP Configuration veja aqul é o seu IP olhando na coluna Home IP. Agora que você já sabe o seu IP, digite-o o precedido de 'ftp://' na barra de endereços do seu browser (Ex.: ftp://127.0.0.1). Se o site abrir, significa que foi configurado corretamente.

1.1. Controlando o acesso

Quando um usuário entra no seu FTP, você será notificado e poderá monitorar tudo que ele fizer por lá. Vc pode fazer isso clicando no menu Statistics e em seguida em Show. Vc também pode determinar se os usuários poderão acessar o seu site em um dado momento. Para isso, basta clicar no ícone de Semáforo da barra de ferramentas. Quando ele mudar para vermelho, o seu servidor será fechado e nenhum usuário poderá entrar e, quem já estiver navegando, será desconectado do FTP e as atividades serão canceladas. Clicando no ícone de um cadeado, o semáforo mudará para amarelo e o seu servidor ficará fechado apenas para quem quiser entrar, mas os usuários que estiverem navegando no momento continuarão lá. Clicando novamente no ícone de semáforo, ele mudará para verde, o que significa que o servidor está aberto para quem quiser entrar.

2. Criando um domínio

Vc pode acessar o seu servidor pelo IP, mas a melhor forma de acessar o seu servidor é através de um endereço. Se você tem IP dinâmico (q muda a cada conexão à Internet), seria totalmente inviável a divulgação do mesmo, já que mudaria na sua próxima conexão e ficaria inacessível. E quem tem IP fixo (q não muda nunca) poderia divulgá-lo normalmente, mas isso poderia atuar como uma brecha de segurança já que muitas pessoas mal-intencionadas poderiam usá-lo para invadir a sua máquina e fazer mil coisas em seu micro. Para evitar isso, é necessário configurar um domínio para o seu site. Um domínio, nada mais é do que um endereço fixo. Para registrar um domínio GRATUITAMENTE, acesse o site www.no-ip.com, clique em Sign-up e preencha o formulário corretamente. Vc receberá um e-mail com a confirmação do seu cadastro. Então faça o login no site através do seu e-mail e da senha que você criou no cadastro e, no lado esquerdo da página, clique em Add. Defina um host e uma terminação para o seu endereço. Por exemplo, se você escolheu como host arquivos e a terminação no-ip.com, seu endereço será ftp://arquivos.no-ip.com. Digite o seu endereço IP e clique no botão Create Host. Se você tem IP fixo, não precisa fazer mais nada porque o seu site já está configurado. Agora é só usar o endereço que você criou para acessá-lo. Se você tem IP dinâmico precisa seguir o passo seguinte.

3. Atualizador de IP

Baixe o atualizador de IP do No-IP neste link. Após a instalação, entre com o seu e-mail e senha cadastrados no no-IP. Marque a caixa ao lado do seu host e clique no botão Options. Na guia Standard marque a primeira caixa de diálogo se estiver usando Windows9x/Me ou marque a segunda caixa se estiver usando Windows NT, 2000 ou XP. Por fim, clique em OK. Pronto, o seu servidor FTP está devidamente criado e configurado.


0 comentários:

Postar um comentário

Corsa Sedan Mal Educado

Corsa Sedan Mal Educado
Clique para Baixar