Na combinação entre carros e tecnologia, segurança vem em primeiro lugar. Mas essa evolução está também diretamente ligada ao conforto e ao entretenimento dos passageiros.
Opcionais ou de série, são itens que não acabam mais. Começando pelos novos modelos de chave. Hoje, em muitos modelos mais modernos, ela se transformou em um dispositivo diferente. Basta o motorista ter ela no bolso, se aproximar do carro e apertar um botão para dar ignição.O velho e tradicional freio de mão como a gente conhece também está prestes a virar coisa do passado. Agora eles são elétrico-hidráulicos e trazem mais funções do que simplesmente servir como "freio de estacionamento".
Bruno Chiarella, gerente técnico da Peugeot explica que, no novo freio de mão, você tem 2 motores elétricos que fazem o papel da sua mão, em comparação com o freio de estacionamento convencional, que bloqueia as rodas traseiras quando você aciona um botão. "Aliado a isso, ele tem um sistema que se chama Hill Assist, ou seja, uma assistência para ladeira", diz. Bruno explica que você possui um giroscópio dentro do carro que, quando você para o carro numa ladeira, ele identifica a posição do veículo e mantém as rodas traseiras travadas entre 5 e 10 segundos, para que você tire o pé do freio e o coloque no acelerador, permitindo que você saia tranquilamente.
Uma das funções mais surpreendentes e que, por enquanto, é opcional apenas em alguns modelos de luxo, é o assistente de estacionamento (em inglês, Park Assist). Nós testamos algumas vezes e funciona mesmo! Basta apertar um botão para o carro, além de procurar uma vaga, fazer a baliza sozinho pra você...Assim que você aciona o sistema, o carro começa a procurar uma possível vaga em que ele caiba – que deve ser, no mínimo, um metro e 10 centímetros maior que o veículo. Quatro sensores instalados nas laterais do automóvel fazem a varredura do espaço através da emissão e reflexão de ondas. Assim que uma vaga disponível é encontrada, o sistema autoriza a manobra e tudo o que você tem a fazer é tirar as mãos do volante e engatar a ré. A manobra pode ser acompanhada pela tela no painel, que exibe as imagens da câmera traseira. Ao motorista cabe apenas controlar a velocidade do carro. O mesmo sistema também funciona em vagas perpendiculares, como aquelas tradicionais de shopping centers.
Antônio Carlos Paulucci é analista de marketing de produtos da Volkswagen e nos explica que "nas vagas de 90º, ele calcula, através dos sensores de radar, o espaço necessário para deixar o carro no lugar certo, de um lado e do outro, facilitando, até, a abertura das portas".
Inspirados em caças de guerra, alguns modelos trazem uma projeção virtual no pára-brisas do carro com as principais informações do veículo, como velocidade de cruzeiro e alertas. Tudo para que o condutor não precise nunca desviar sua atenção da estrada.Já Luis Estrozi, gerente de treinamento e serviços da BMW, diz que o sistema transmite a imagem de forma virtual em 2,2 metros, em uma tela de 15x20 cm. Ela traz informações de navegação, check control, velocidade, marcha e outras informações para o condutor.
Agora, quer mais conforto do que um clima totalmente controlado dentro do carro? Ar-condicionado digital e individual já não é mais assim algo tão novo. Mas você já ouviu falar em sistema de ventilação nos bancos? Pois é, eles sâo aplicados no estofado... E tem mais. Tem automóvel que até consegue medir a temperatura em diferentes áreas, e resfriar por igual as partes mais quentes do veículo.
Bruno Chiarella também fala um pouco do sistema de ar-condicionado: "A posição do Sol e o aquecimento que ele gera, tem influência direta no conforto". Ele ainda explica que "o carro utiliza esse sensor para detectar onde o Sol está posicionado dentro do veículo e saber onde ele tem que dar mais intensidade e fluxo de ar ou privilegiar a temperatura, para que o ambiente do carro, em geral, seja agradável, dentro do que o o motorista ou passageiro optou".
Central de entretenimento, com navegação, controle das telas de LCD e dezenas de funções multimídia, a maioria dos carros mais novos também têm. Mas, no início do ano, em Las Vegas, conferimos essa novidade. Tem um carro que oferece cerca de 30 funções de conectividade: à distância, através de um simples SMS, o dono pode programar a temperatura interna do veículo; ou em caso de roubo, limitar a velocidade máxima e até parar o carro. Há ainda reconhecimento de voz, que permite que o condutor fale para onde deseja ir para que o GPS comece a dar instruções.Agora, incrível mesmo é um sistema que já está em testes na Alemanha. Por meio dele, os carros se comunicam com a estrada e também entre eles. Por exemplo, um carro avisa ao outro que está chegando ao cruzamento. Assim, um deles para, e espera o outro passar evitando a colisão. A ideia desse projeto é que você possa, em breve, entrar na estrada e tirar as mãos do volante e o pé do acelerador: o carro se comunica com pontos de recepção espalhados ao longo da rodovia e se guia sozinho. A previsão é que essa novidade comece a funcionar na Alemanha no ano que vem.
Mas, não há apenas boas notícias nessa história dos carros conectados. E se um hacker invadir o seu carro conectado? Como fica? Nós entrevistamos uma das maiores autoridades mundiais no assunto, Jack Ganssle, que trabalha para a Nasa. Ele aponta os riscos que essas novas tecnologias trazem. Acesse o link que está junto desta matéria e confira a entrevista exclusiva.
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