Com o recurso de Conexão de Área
de Trabalho Remota do Windows 7, é possível ajudar amigos e parentes a
resolver problemas com o computador sem precisar ir até o local. As
empresas também podem se beneficiar deste recurso, reduzindo o custo com
o deslocamento de seus funcionários e o tempo necessário para realizar
pequenas configurações.
O recurso já vem instalado e pronto para usar nas versões
Professional, Ultimate e Enterprise do Windows 7, dispensa qualquer
programa ou instalação adicional. Neste tutorial, você aprende como
configurar o Windows para permitir a conexão, além de dicas para não
comprometer a segurança dos computadores de sua rede doméstica ou
corporativa.
Preparando o acesso
Para realizar a conexão, o computador acessado precisa ter pelo menos
um usuário configurado com senha no Windows 7, além de fazer aplicar as
permissões de acesso remoto ao sistema.
Configurar usuário para o acesso remoto
Na máquina que deseja acessar, faça os seguintes passos:
1. Abra o menu "Iniciar" e clique em "Painel de Controle".
2. Clique na opção "Adicionar ou remover contas de usuários", abaixo de "Contas de Usuários e Segurança Familiar".
3. Siga até "Criar nova conta".
4. Digite um nome para o usuário. Neste exemplo,
usamos o nome de conta "Suporte". Selecione a opção "Administrador",
para que a conta de usuário consiga configurar o Windows. Em seguida,
clique no botão "Criar conta".
5. Clique sobre o usuário "Suporte".
6. Na janela que abriu, "Fazer alterações na conta de Suporte", siga até a opção "Criar uma senha".
7. Digite a senha na primeira caixa de texto e
repita na segunda. Caso queira, digite um lembrete para a senha. Para
facilitar, neste exemplo usaremos a senha "teste". Por fim, clique no
botão "Criar senha".
Habilitar o acesso remoto no sistema
Ainda na máquina que receberá o acesso, siga os passos:
1. Acesse o menu "Iniciar" e clique com o botão
direito sobre a opção "Computador". Clique em seguida na opção
"Propriedades", que abriu no menu suspenso.
2. Clique em "Configurações remotas", no menu lateral esquerdo da janela.
3. Na guia "Área de Trabalho Remota", marque a opção
"Permitir conexões somente de computadores que estejam executando a
Área de Trabalho Remota...", terceira opção.
4. Acesse as propriedades do computador, tal como no
passo 1. Clique então na opção "Alterar configurações", abaixo da guia
"Nome do computador, domínio e configurações".
5. Escreva uma descrição para o computador. Neste
exemplo, "Computador da sala". Em seguida, clique no botão "Alterar", ao
lado de "Para renomear este computador...".
6. Digite um nome curto para o computador. Cada
computador da rede precisa de um nome exclusivo. No exemplo, foi usada a
palavra "sala", indicando o local da casa em que o computador fica.
Evite nomes longos, pois ele será usado para fazer o acesso remoto.
7. Depois que trocar o nome, clique no botão "Ok" para finalizar a configuração.
8. O Windows avisa que é preciso reiniciar o
computador para fixar o novo nome. Salve os documentos abertos e clique
no botão "Reiniciar Agora". Aguarde até que o sistema reinicie.
Hora de conectar
Em outro computador, também com o Windows 7 instalado, siga os passos
para se conectar ao sistema configurado no começo deste tutorial:
1. Acesse o menu "Iniciar" e digite a palavra
"Conexão" no campo de busca. Observe que o recurso "Conexão da Área de
Trabalho Remota" surge como primeira opção.
2. Para facilitar o acesso, clique com o botão
direito sobre "Conexão da Área de Trabalho Remota". Siga pela opção
"Enviar para" e clique em "Área de Trabalho". Desta forma, é possível
acessar rapidamente o recurso sempre que precisar.
3. Acesse a ferramenta "Conexão de Área de Trabalho Remota", pelo atalho recém criado.
4. Na caixa "Computador", digite o nome que
configurou no sistema do computador que deseja acessar. Neste exemplo,
"sala". Por fim, clique em "Conectar".
5. Aguarde até que a ferramenta solicite as
credenciais. Então digite o nome de usuário e senha, configurados no
outro computador. No exemplo usamos o usuário "Suporte" e a senha
"teste". Clique no botão "Ok" para confirmar a conexão.
6. Espere até que os dados sejam validados. Enquanto isso, a ferramenta exibe a mensagem "Conectando-se a:".
7. No aviso "Não é possível verificar a identidade do computador remoto", clique no botão "Sim" para confirmar.
8. Caso exista algum usário conectado no Windows 7
remoto, o sistema exibirá um alerta. Ao clicar na opção "Sim", a outra
pessoa será desconectada do Windows. Por isso, antes de acessar,
certifique-se de que todos os documentos foram salvos.
9. No computador remoto, aquele que receberá o acesso, aparece a seguinte mensagem:
10. Avise a outra pessoa para que clique na opção
"Ok", permitindo o acesso. Obs: esta mensagem não aparece caso o
computador remoto esteja ainda na tela de logon, aquela que solicita
nome de usuário e senha do Windows.
11. Tudo pronto, agora você pode usar o sistema
remoto como se estivesse sentado à sua frente. Desta forma, é possível
realizar configurações ou instalações que a outra pessoa precisa.
Avise a outra pessoa para que não conecte em seu usuário do Windows
enquanto você estiver acessando, ou a conexão remota será finalizada.
Dicas
1. Mantenha os usuários do Windows com senhas
seguras, acima de 8 caracteres. Inclua números e caracteres especiais
(como @, #, $ e %) entre as letras comuns. Assim a senha fica mais forte
contra tentativas de acesso de terceiros.
2. Se você costuma usar o notebook e um computador
ao mesmo tempo, ou 2 PCs ao mesmo tempo. Pode usar tranquilamente a
"Conexão de Área de Trabalho Remota" para controlar todos eles a partir
de um principal.
3. Desative o acesso remoto em notebooks antes de acessar redes públicas, os chamados hotspots. Isso evita tentativas de invasão.
4. Caso não queira criar um novo usuário, acessando
com um já existente e usado por outra pessoa, é necessário definir uma
senha para ele. Do contrário, a conexão não será concretizada.
Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/ajude-outras-sair-do-lugar-conexao-de-area-de-remota-do-windows-7.html
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